Personalização da Experiência do Cliente através da automação


Segmentação ou personalização? Há um aumento significativo de oportunidades potenciais ao nível do envolvimento do cliente em novos canais digitais, dispositivos e muito mais, apresentando o risco de uma jornada fragmentada e complexa do cliente. Os retalhistas enfrentam a necessidade de manter toda a jornada focada exclusivamente no contexto de cada comprador, e não em pontos de contacto sequenciais desconectados, informados pelas propensões do segmento, para oferecer uma experiência ininterrupta ao cliente em todas as interacções.

New Customer Experience Architecture, por IDC Retail Insights, 2017


A figura acima mostra como a plataforma de experiência do cliente é um loop perpétuo e as declarações internas são repetidas ad infinitum, optimizadas dinamicamente por meio de um núcleo inteligente.


Começando de baixo, os dados chegam à organização na forma de ficheiros, mas também em streams a partir de dispositivos conectados, logs, dispositivos móveis e terceiros.

O nível de informação acelera a ingestão de dados, entende e governa os dados, criando um lago de informações unificado, que é a principal etapa para a definição e configuração de uma estratégia de hiper-micro segmentação.

A partir de cima, chegam dados contextuais em tempo real através dos pontos de contacto da jornada do cliente, circulando pela fundação de IA Inteligência Artificial, ponto central desta plataforma. A IA permite uma abordagem inovadora, alterando o mapa de conhecimento do comportamento do cliente para a caracterização de seu contexto social, necessidades potenciais e tomada de decisão.

Exemplo: A Alibaba está a usar a IA para personalizar a experiência do cliente, os comerciantes que vendem no site de comércio eletrónico da rede Alibaba podem personalizar suas fachadas virtuais para visitantes individuais, oferecendo recomendações em tempo real e personalizadas de produtos com base em históricos de compras, dados comportamentais e uma série de outras informações.

A automação é uma maneira essencial de alcançar a personalização da experiência do cliente em escala.
A personalização não importa apenas quando o consumidor está a pensar em fazer uma compra; o consumidor espera suporte individualizado durante toda a relação com o retalhista, desde o contacto inicial até o suporte ao cliente. A IA Inteligência Artificial é um facilitador essencial, não apenas para os aplicativos front-end, mas também para todos os processos de back-end que oferecem suporte à hiper-micro personalização.

Os retalhistas estão a adoptar uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo ML Machine Learning, reconhecimento de voz / voz, processamento de linguagem natural e reconhecimento / análise de imagem, aproveitando uma grande quantidade de novas fontes de dados, como dados contextuais não estruturados.


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(editado)

fonte: IDC UK • Ireland
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 9.3.20
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