Principais tendências do serviço ao cliente em 2020
A tecnologia desempenha um papel fundamental no atendimento ao cliente, uma vez que articula e estrutura a organização de operações e processos.
Os consumidores estão no centro de todo o processo
Nos últimos anos tem-se vindo a desenhar uma mudança no serviço a cliente. Os consumidores vivem no imediato, sabem perfeitamente o que precisam e exigem às empresas que sejam capazes de lhes responder. Estão também activos e conectados a qualquer hora e em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo.
Tecnologia Cloud
A democratização e universalidade da tecnologia Cloud irá trazer os mais recentes avanços para um vasto conjunto de empresas, independentemente dos seus recursos. Assim, este é o ambiente perfeito para desenvolver e executar um conjunto de aplicações que trazem a flexibilidade e escalabilidade pretendidas por pessoas e empresas.
Analítica e IA
O desenvolvimento de tecnologias de analítica, a Inteligência Artificial irá proporcionar às empresas a oportunidade de gerir as interacções dos utilizadores de uma forma mais eficiente e lucrativa. A automatização e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial irão permitir que as operações diárias dos Contact Centers sejam mais rápidas e eficientes. Em paralelo, as ferramentas de analítica irão proporcionar informações relativamente aos utilizadores alvo da empresa, bem como informações valiosas sobre as suas preferências, dúvidas recorrentes e resoluções já arquivadas. No fundo, proporcionando um serviço de apoio ao cliente de elevada qualidade e verdadeiramente útil para os consumidores.
Canais Digitais
O ambiente online oferece crescentes possibilidades de relações cliente – empresa. Cada vez mais empresas estão a incorporar novos canais, incluindo de mensagens instantâneas como o Facebook Messenger, Slack, Microsoft Teams e WhatsApp, entre outros. Estas opções estão a ganhar relevância porque os novos consumidores estão familiarizados com elas e estas lhes transmitem a percepção de respostas rápidas e habitualmente de elevada qualidade. Para que esses canais sejam mais eficazes, as empresas devem optimizar as operações do Contact Center com plataformas de gestão omnicanal ou bots e RPAs que automatizam os processos mais simples e rotineiros. Por sua vez, a sociedade digital dará acesso a um grande número de dados sobre utilizadores que serão utilizados para oferecer uma experiência mais personalizada para cada cliente.
Estas tendências tecnológicas influenciam directamente as empresas e a maneira como estas gerem os seus serviços de atendimento ao cliente. Algumas até mudam o seu core business pare se transformarem num novo conceito de empresa dedicado ao sector.
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Fonte: ITInsight, artigo por Alfredo Redondo, CEO da Altitude Software
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 31.3.20
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