Diferenças entre Analista de Dados e Cientista de Dados


Big Data é a enorme quantidade de dados estruturados ou não estruturados que inundam uma empresa diariamente e, portanto, não podem ser processados pelas técnicas tradicionais de processamento de dados.

Duas profissões importantes que lidam com Big Data são frequentemente definidas de maneira vaga e às vezes usadas de forma intercambiável entre si, minando claramente a distinção entre elas. Essas duas profissões são Analista de Dados e Cientista de Dados. Ambas as profissões exigem um conjunto diferente de competências. Aqui estão algumas das distinções entre as duas funções.

Analistas de Dados
O que fazem
Os Analistas de Dados examinam uma grande quantidade de dados e extraem insights e padrões a partir deles. São responsáveis pela colecta, organização e obtenção de resumos estatísticos fornecidas através de visualizações e relatórios para decisões estratégicas das empresas.

Competências
Conhecimentos de programação, matemática, estatística, e de preferência capacidade de comunicação e conhecimento de ciência da computação. Linguagens R e Python são amplamente usadas em análise de dados e fornecem um arsenal de ferramentas para colecta, limpeza, transformação, processamento e interpretação dos dados.

Sólido conhecimentos em Linguagem SQL e, com expressões comuns, podem dissecar facilmente os dados e criar significado a partir deles. Além disso, eles precisam ajudar as organizações a tomar decisões, fazendo sentido dos padrões e tendências encontrados nos conjuntos de dados.

Proficiência em Analítica baseada no Hadoop, como HBase, Hive, Impala, Spark e Big Query. Além disso, eles precisam estar familiarizados com várias ferramentas de ETL extract, transform, loadpara transformar dados de diferentes origens em Analytics Data Stores.

Onde actuam
São procurados principalmente pelos sectores da saúde, viagens, finanças e TI. Estão também envolvidos activamente no processamento de dados e análise de dados em todos os tipos de negócios.

Cientistas de Dados
O que fazem
Podem fazer previsões que ajudam as empresas a tomar decisões precisas. Eles podem executar quase todas as tarefas que um Analista de Dados pode fazer, pois também são proficientes em matemática, estatística e programação. Eles são eficientes na escolha e resolução dos problemas certos que podem ajudar uma empresa a destacar-se.

Competências
Um Cientista de Dados possui todas as competências de um Analistas de Dados, com profundos conhecimentos de modelação, estatística, matemática e ciência da computação. Com sólidas competências em matemática, estatística e mineração de dados, os Cientista de Dados são especialistas em modelação preditiva e aprendizagem automática. Portanto, eles podem criar modelos preditivos complexos que podem fornecer recomendações válidas com base em dados históricos.

O factor de diferenciação, no entanto, é a perspicácia comercial robusta que os diferencia dos analistas. É necessário que um Cientista de Dados possa transmitir as descobertas na forma de uma história para os profissionais de TI e os gestores de negócios, para que estes possam correr riscos calculados e tomar decisões viáveis com base nas informações fornecidas pelo Cientista de Dados.

Onde actuam
Os Cientista de Dados são procurados por empresas de comércio electrónico, optimização de mecanismos de busca (SEO), serviços financeiros e na área de saúde. Além disso, as empresas precisam prever as tendências futuras do sector a partir dos dados existentes e tomar decisões lógicas com base nessas tendências futuras. As suas competências podem ser usadas por qualquer empresa interessada em analisar dados e prever tendências a partir dos dados.


Relacionado: A diária de um cientista de dados


fonte: Data Science Academy
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 23.3.20
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.