Bolha comestível cheia de água substitui garrafa de plástico


Os corredores da meia-maratona de Londres, no dia 1 de Março de 2020, podem ficar um pouco confusos nas estações de abastecimento de água, onde, em vez de terem água num copo ou numa garrafa de plástico, recebem uma cápsula comestível cheia de água. A embalagem, também compostável, é feita a partir de extractos de algas e plantas. Basta trincar e beber.


What we want to do is have a bulletproof solution—regardless of where it ends up, our packaging will not create negative consequences. If nature can deal with it if it ends up in the wrong place, that’s the ultimate kind of protection.
~Pierre-Yves Paslier, cofundador da Notpla, startup que faz a embalagem.

Os designers usaram uma técnica da gastronomia molecular para criar a embalagem — ao mergulhar uma esfera de gelo numa mistura de cloreto de cálcio e extracto de algas castanhas, é formada uma membrana comestível à volta do gelo que mantém tudo no lugar enquanto o gelo vai derrretendo até à temperatura ambiente. Uma pequena versão da embalagem foi projectada para se abrir dentro da boca.


Video YouTube, The Glenlivet Capsule Collection

A startup fez uma parceria com a marca escocesa de uísque Glenlivet no ano passado para fazer uma cápsula de 'cocktail sem vidro' que os clientes podem beber com o uísque. O revestimento de algas marinhas não tem sabor e pode ser comido ou transformado em adubo.

Just Eat, um serviço de entrega de alimentos em Londres, já está a usar a embalagem e a Notpla também está a trabalhar com a Unilever.



Relacionado: Nova técnica química transforma resíduos de plástico em combustível limpo





fonte: FastCompany
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 1.3.20
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.