Personalização da Experiência do Cliente através da automação
Segmentação ou personalização? Há um aumento significativo de oportunidades potenciais ao nível do envolvimento do cliente em novos canais digitais, dispositivos e muito mais, apresentando o risco de uma jornada fragmentada e complexa do cliente. Os retalhistas enfrentam a necessidade de manter toda a jornada focada exclusivamente no contexto de cada comprador, e não em pontos de contacto sequenciais desconectados, informados pelas propensões do segmento, para oferecer uma experiência ininterrupta ao cliente em todas as interacções.
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New Customer Experience Architecture, por IDC Retail Insights, 2017 |
A figura acima mostra como a plataforma de experiência do cliente é um loop perpétuo e as declarações internas são repetidas ad infinitum, optimizadas dinamicamente por meio de um núcleo inteligente.
Começando de baixo, os dados chegam à organização na forma de ficheiros, mas também em streams a partir de dispositivos conectados, logs, dispositivos móveis e terceiros.
O nível de informação acelera a ingestão de dados, entende e governa os dados, criando um lago de informações unificado, que é a principal etapa para a definição e configuração de uma estratégia de hiper-micro segmentação.
A partir de cima, chegam dados contextuais em tempo real através dos pontos de contacto da jornada do cliente, circulando pela fundação de IA Inteligência Artificial, ponto central desta plataforma. A IA permite uma abordagem inovadora, alterando o mapa de conhecimento do comportamento do cliente para a caracterização de seu contexto social, necessidades potenciais e tomada de decisão.
Exemplo: A Alibaba está a usar a IA para personalizar a experiência do cliente, os comerciantes que vendem no site de comércio eletrónico da rede Alibaba podem personalizar suas fachadas virtuais para visitantes individuais, oferecendo recomendações em tempo real e personalizadas de produtos com base em históricos de compras, dados comportamentais e uma série de outras informações.
A automação é uma maneira essencial de alcançar a personalização da experiência do cliente em escala.
A personalização não importa apenas quando o consumidor está a pensar em fazer uma compra; o consumidor espera suporte individualizado durante toda a relação com o retalhista, desde o contacto inicial até o suporte ao cliente. A IA Inteligência Artificial é um facilitador essencial, não apenas para os aplicativos front-end, mas também para todos os processos de back-end que oferecem suporte à hiper-micro personalização.
Os retalhistas estão a adoptar uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo ML Machine Learning, reconhecimento de voz / voz, processamento de linguagem natural e reconhecimento / análise de imagem, aproveitando uma grande quantidade de novas fontes de dados, como dados contextuais não estruturados.
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(editado)
fonte: IDC UK • Ireland
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 9.3.20

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