Nova técnica química transforma resíduos de plástico em combustível limpo



Video YouTube, Chemical Conversion of Plastic Waste into Fuel

Os investigadores desenvolveram uma técnica revolucionária onde quimicamente conseguem transformar resíduos plásticos em polímeros úteis – ou até mesmo em combustível limpo.

Sacos, garrafas, caixas, pratos, garfos, copos e palhinhas de plástico formam concentrações eternas de lixo. Tudo isto está a contaminar o planeta. Igualmente, esta poluição está já a ser “consumida” pelos humanos, através do canal alimentar.

O desenvolvimento destes cientistas debruça-se sobre uma nova técnica que trabalha o polipropileno.

A nova abordagem levou os investigadores a superaqueceram a água para converter o plástico num combustível tipo gasolina que poderá ser usado para abastecer veículos convencionais.

O polipropileno corresponde a cerca de 23% dos cinco mil milhões de toneladas de resíduos plásticos que foram lançados em aterros sanitários e no meio ambiente, de acordo com dados recentes.

Isto significa que se pudesse ser uma commodity valiosa, criaria um enorme incentivo para recuperar e reutilizar.

A eliminação de lixo plástico, seja reciclado ou atirado fora, não significa o fim da história. Estes plásticos degradam-se lentamente e libertam microplásticos e produtos químicos tóxicos na terra e na água. Isso é uma catástrofe, porque uma vez nos oceanos, esses poluentes são impossíveis de recuperar completamente.
~Linda Wang, investigadora da Universidade de Purdue e líder da equipa

A nossa estratégia é criar uma força motriz para a reciclagem, convertendo resíduos de poliolefinas numa ampla gama de produtos valiosos, incluindo polímeros, nafta (uma mistura de hidrocarbonetos) ou combustíveis limpos.
~Linda Wang, investigadora da Universidade de Purdue e líder da equipa


Portanto, mais que o esforço em substituir e recolher o plástico, para o “tratar”, há uma nova abordagem lucrativa. Usar este lixo para criar riqueza, transformando o plástico em combustível limpo.


fonte: Pplware



Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 12.2.19
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.