Gestão de produto com base em ferramentas digitais


Independentemente de se tratarem de providers de software, hardware, soluções ou serviços, o digital product management é uma nova competência a que não se pode escapar
Organizações que adoptem e invistam nestas soluções estarão melhor preparadas para capitalizar com as mudanças do mercado e disrupções
~Lars Van Dam, Research Vice President da Gartner

Esta "disciplina" é emergente e estende-se para lá do papel tradicional do gestor de produto. Inclui princípios de design, insights quantitativos que servem à visão de produto, direção, decisões de trade-off e uma experiência de consumidor diferenciada.

Pesquisas recentes da Gartner mostram que apenas 16% dos product managers usam uma estratégia definida para comunicar decisões importantes. A maioria das organizações investem em excesso na gestão de produto, em detrimento da estratégia, design e análise quantitativa.

A Gartner identificou cinco principais estratégias de sucesso no digital product management:
  1. decisões baseadas em dados,
  2. desenhar produtos e serviços com base na experiência do cliente,
  3. diferenciar produtos através das oportunidades digitais,
  4. desenhar por cima das ferramentas de gestão já existentes o impacto da transformação tecnológica e disrupção,
  5. entregar produtos e serviços através de canais digitais inovadores.

Os providers de tecnologia e serviços que não adoptarem estratégias de gestão de produtos com base no digital correm um grande risco de disrupção dentro dos próximos dois anos, avisam os analistas da Gartner.


Relacionado: Foco cada vez maior em customer experience


fonte: ITInsight
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 29.6.19
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.