Só há 4 tipos de conversas que vale a pena ter


Tipo de conversas em que nos deveremos (ou não) envolver.


Primeiro tipo, conversas para partilha de perspectivas pessoais sobre o mundo.

Vivemos em mundos interpretativos; quase sempre na ilusão que sabemos como as coisas são, no entanto, inconscientemente submersos na realidade incontornável de que apenas conseguirmos ver o mundo através das lentes das nossas próprias perspectivas. É conversando que conseguimos perceber a perspectiva dos outros e partilhar com eles a nossa e é através deste processo que ficamos mais ricos e mais conhecedores, ao mesmo tempo que criamos a possibilidade para que o outro faço o mesmo. Numa conversa entre duas pessoas, é sempre mais sábia a que mais aprende.


Segundo, conversas para coordenação de acções. Conversa-se, com o objectivo de definir o que cada um deverá fazer depois da conversa. É através destas conversas que os humanos potenciam a sua tremenda capacidade para alterar o ambiente onde estão inseridos.


Terceiro, conversas para criar novas possibilidades de acção. Eventualmente, durante uma conversa, apercebemo-nos que não é possível agir de modo consequente para se atingir determinado propósito, será então altura de avançar para uma conversa que irá criar as condições necessárias para uma posterior tomada de decisão.


Quarto tipo, conversas para criar novas possibilidades de conversação. Por outras palavras, conversas para construção de um novo ambiente emocional entre os seus intervenientes. Às vezes (tantas), as pessoas "experienciam", entre si, emoções que tornam quase impossível qualquer partilha de perspectiva, coordenação de acções ou mesmo de procura de novas condições onde seja possível tomar uma decisão sobre quem faz o quê, é altura então de conversarem sobre a dinâmica da sua relação e do modo como precisam sentir-se para poderem conversar de modo útil.



fonte: O Blog de Coaching
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 1.7.19
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