Tendências de dados para o Agronegócio em 2020



Os analistas internacionais acreditam que a análise de dados será a nova revolução na agricultura.

Jeff Bradshaw, CTO da Proagrica, analisou as grandes tendências nesta área na publicação Precision Ag, e deixa quatro previsões para o sector agrícola em 2020.


Mais produtividade depende de mais conectividade
Cada vez mais as empresas aproveitam os benefícios da comunicação instantânea, eficiente e autónoma, quer com clientes quer com parceiros da cadeia de abastecimento. A conectividade aumenta a produtividade e reduz a ineficiência.

De acordo com um relatório publicado pela Gartner, o custo de processamento de facturas é reduzido em 20% quando realizado electronicamente. Através da combinação do sistema de facturação, CRM e plataforma logística é possível criar uma fonte de informação única e centralizada, garantindo uma visão completa das práticas de negócios, o que ajuda a erradicar ineficiências e a delegar recursos a áreas que criam o maior valor agregado.

Juntar-se a uma rede digital que ligue, sem esforço, os sistemas e dados da sua empresa a uma rede de negócios mais ampla, em toda a cadeia de fornecimento, será transformador para a agricultura e para a saúde animal. As oportunidades de eficiência e agregação de valor são enormes
~Jeff Bradshaw, CTO da Proagrica

Proporcionar conhecimentos aplicáveis
A análise de dados, através de sistemas internos ou através de uma rede, tem a capacidade de gerar informação útil. Podem permitir a identificação e visualização dos melhores/piores fornecedores, classificar as lojas por eficiência, ver a cotação de mercado das empresas em tempo real e justificar o motivo da cotação.

A análise de dados também pode prever a procura de determinados bens ou alertar sobre surtos de pragas, garantindo que todos os envolvidos na cadeia de abastecimento tenham esta informação.

Acessibilidade à informação deve ser a norma, não um privilégio
Os recursos de dados inteligentes podem ajudar, garantindo a sincronização de dados em tempo real de preços e detalhes de produtos, para que os retalhistas agrícolas possam assegurar a disponibilidade de informações precisas sobre as compras. Esta oportunidade permitirá impulsionar as vendas, o lucro e garantir maior confiança.


Fechar essa lacuna de informação entre o agricultor e o seu retalhista agrícola é uma ferramenta poderosa, pois beneficia cada actor da cadeia
~Jeff Bradshaw

Integração é a prioridade para os utilizadores
A IoT Internet of Things tem crescido devido a dispositivos inteligentes, cada vez mais capazes de oferecer esta integração. Em 2020, de acordo com a agência Gartner, 20,5 mil milhões de dispositivos conectados deverão estar em funcionamento, em 2016 eram 6 mil milhões. As empresas que utilizam a conectividade nos seus processos operacionais e dispositivos estão bem posicionadas para fornecer uma oferta produtiva e lucrativa no mercado.

Contudo, a maioria dos agricultores não está à procura de mudanças significativas, procura apenas que os sistemas já existentes funcionem melhor.

Os fornecedores de soluções para agronegócios devem considerar seu papel neste processo e investigar como poderão garantir uma experiência mais simplificada para o agricultor, o que, por sua vez, levará a uma maior interacção e confiança na cadeia.



fonte: Vida Rural
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 12.2.20
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