Estilos comportamentais – Pioneiros, Guardiães, Condutores e Integradores
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Compreendendo os estilos
Cada um de nós é composto pelos quatro estilos de trabalho, embora o comportamento e o pensamento da maioria das pessoas esteja intimamente alinhados com um ou dois.
Todos os estilos trazem perspectivas úteis e abordagens distintas para produzir ideias inovadoras, tomar melhores decisões e resolver problemas de forma eficaz. De maneira geral:
Pioneiros
Os pioneiros valorizam as possibilidades e despertam energia e imaginação nas suas equipas. Eles acreditam que vale a pena correr riscos e que não há problema em seguir o seu instinto. O foco dos pioneiros é o quadro geral. Eles são atraídos por ideias novas e ousadas e abordagens criativas.
Guardiões
Os guardiões valorizam a estabilidade e trazem ordem e rigor. Eles são pragmáticos e hesitam em assumir riscos. Dados e factos são requisitos básicos para eles, e os detalhes são importantes. Os guardiões acham que faz sentido aprender com o passado.
Condutores
Os condutores valorizam o desafio e geram o momentum. Obtenção de resultados e vencer é o mais importante. Os condutores tendem a ver os problemas a preto e branco e a enfrentar os problemas de frente, armados com lógica e dados.
Integradores
Os integradores valorizam a conexão e unem as equipas. Os relacionamentos e a responsabilidade com o grupo são fundamentais. Os integradores tendem a acreditar que a maioria das coisas é relativa. Os integradores são diplomáticos e estão focados em obter consensos.
As equipas que reúnem estes estilos devem, em teoria, usufruir dos muitos benefícios da diversidade cognitiva, que vão desde maior criatividade e inovação até melhor tomada de decisão. No entanto, não raras vezes, equipas diversificadas não conseguem progredir - por vezes estagnando, outras curvando sob o peso do conflito. O primeiro passo para os líderes que desejam reverter a situação é identificar os diferentes estilos dos membros da sua equipa e entender o que faz cada indivíduo funcionar.
fonte: Harvard Business Review
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Silvia Pinhão Lopes, 2.11.19
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