O futuro local de trabalho será híbrido
Um dos efeitos colaterais da pandemia foi a mudança do paradigma na forma como se percepciona o trabalho e os espaços de trabalho. Hoje, sabe-se que a grande maioria dos colaboradores consegue ser tão ou mais produtivo a trabalhar remotamente do que no escritório.
O modelo híbrido de trabalho oferece mais flexibilidade aos colaboradores, mas não deixa de ser um modelo desafiador. As empresas precisam de garantir a produtividade e mobilidade dos seus colaboradores, apostando na adopção de Workplace Solutions.
O local de trabalho como era conhecido vai desaparecer para se tornar num lugar de colaboração, graças ao nível de produtividade que já conseguimos obter
~Mário Acúrcio, Consultor Pré-Venda, Informatem
É certo que a pandemia alterou a adopção, por parte das empresas, de soluções de mobilidade e do novo workplace, o que trouxe uma preocupação acrescida com a cibersegurança.
Numa fase marcada pelo facto de os colaboradores começarem progressivamente a voltar para os escritórios, é já uma certeza que o ambiente de trabalho sofreu grandes alterações e que as organizações enfrentam agora novos desafios no regresso ao escritório.
Será seguramente mais fácil adaptarmo-nos ao trabalho híbrido do que foi a adaptação ao trabalho remoto
~Paulo Coito, BU Manager - Collaboration & Customer Experience, Warpcom
Com o regresso ao escritório, é fundamental que as organizações garantam a produtividade naquele que é o novo local de trabalho com uma realidade híbrida.
Existe uma panóplia cada vez maior de soluções tecnológicas disponíveis e por isso é preciso capacitar os colaboradores de toda a informação para que estes possam fazer o seu trabalho de forma mais autónoma possível.
É preciso perceber o contexto, as pessoas e as novas necessidades para montar um sistema híbrido em que a adopção e suporte apareçam sempre muito bem balanceadas
~António Maia, Workplace Design & Adoption Director, Claranet
Relacionado: As tecnologias do local de trabalho digital dos próximos cinco anos
fonte: ITInsight
Sem comentários: