Novas baterias de sódio estarão presentes nos telemóveis e carros

A empresa chinesa CATL começou a desenvolver uma nova bateria de iões de sódio. A escassez do lítio e o seu crescente preço e procura levaram ao estudo de uma alternativa viável à sua substituição.


De acordo com o ‘El Mundo’, os motivos para o desenvolvimento de uma alternativa são simples: “o grande número de telemóveis e, sobretudo, o aumento da produção de veículos híbridos ou totalmente eléctricos movidos a baterias de lítio, fizeram soar os alarmes entre as empresas produtoras”.


Análises preliminares de mercado avançadas pela mesma fonte revelam que a procura pelo lítio “vai triplicar nos próximos anos, atingindo 1,12 milhões de toneladas em 2025”.


As baterias de iões de sódio contemplam recargas de até 80% da sua capacidade em apenas 15 minutos e prometem uma alta densidade de energia e boa estabilidade térmica em diversos cenários. Este último aspecto é especialmente importante e uma vantagem sobre o lítio, que perde desempenho quando está muito quente ou muito frio


A primeira geração das baterias de sódio terão capacidade de 160Wh/kg e são projectadas para automóveis.

A segunda geração está a ser desenvolvida com a meta de 200 Wh/kg, um valor mais aproximado da densidade alcançada actualmente pelo lítio, entre 200 e 250 Wh/kg.


As baterias de sódio, tal como as de lítio, funcionam movendo os iões entre os cátodos e os ânodos. No entanto, o sódio possui partículas maiores que requerem maior estabilidade estrutural e cinética nos seus componentes. Esta característica impede que, neste ponto do projecto, se implemente a solução em dispositivos mais pequenos.


O primeiro lote de baterias de sódio produzido em larga escala está previsto para 2023 e a China é o país que mais aposta na sua implantação.


fonte: Multinews

Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 3.9.21
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