Projecto “Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão”



A agricultura de precisão é cada vez mais o método por excelência que os agricultores utilizam para trabalhar a sua terra. O digital deixa de ser algo apenas dos urbanos e de quem trabalha num escritório e está no campo agrícola, contribuindo para produções mais rentáveis e sustentáveis.

O projecto "Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão" tem este cariz tecnológico e teve como objectivo conceber uma ferramenta com a capacidade de processar de forma inteligente, e o mais autónoma possível, múltiplos e diversificados dados, bem como o conhecimento agrónomo e actuar, de forma precisa e eficiente, num conjunto específico de processos agrícolas. A iniciativa, promovida pela ProdFarmer, em parceria com uma equipa de investigadores do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e a colaboração da Herdade do Esporão e da Herdade Maria da Guarda, começou em 2016 e terminou em 2018.

A ProdFarmer desenvolveu e está a comercializar a plataforma informática que resulta deste projecto.

O INIAV foi a fonte de conhecimento agrícola que possui conhecimento no domínio da agricultura e cujos especialistas desenvolveram modelos clássicos, baseado no conhecimento existente, e que também participaram no desenvolvimento de modelos inteligentes, fornecendo conhecimento que permitiu identificar as características/variáveis com maior poder preditivo. O INESC TEC desenvolveu modelos inteligentes, baseados no histórico de dados fornecidos pelas herdades e o hardware de automação e controlo. A Herdade do Esporão forneceu dados da vinha e a Herdade de Maria da Guarda disponibilizou informação sobre o olival.

O projecto foi um sucesso. Deste resultou uma ferramenta informática que será comercializada pela ProdFarmer e que pode auxiliar os agricultores na gestão das suas herdades. Além de outras funcionalidades, neste projecto foram desenvolvidos algoritmos e modelos inteligentes que permitem, por exemplo, prever o potencial hídrico e definir o plano de rega para cada talhão. Também resultou o desenvolvimento de um módulo (hardware) de automação e controlo que permite controlar sistemas de rega/fertirrega. Foi submetido um pedido de patente para este módulo de controlo e automação
~Carlos Ferreira, responsável pela área de processamento inteligente do Smart Farming


A ferramenta final tem várias valências, desde logo permite determinar as necessidades de rega e de fertilização, mas também definir um calendário de operações culturais, calendário de fases fenológicas, evolução da maturação dos frutos e segmentação da colheita. A S-FARM tem ainda a possibilidade de determinar riscos de doenças. As potencialidades deste produto vão um pouco mais além, pois permite que sejam definidas acções que executa de forma autónoma, tais como rega sectorial e de precisão, controlando directamente cada um dos sistemas de fertilização, determinando as operações culturais necessárias e a sua distribuição geográfica, bem como o cálculo de índice de maturação e determinação automática de zonas e volumes de colheita.



fonte: Vida Rural
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 31.1.20
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.