Raios de luz para levar a Internet a lugares remotos
FSOC - Internet |
A tecnologia baseada em raios de luz permite comunicações de alta velocidade a longas distâncias. Vai começar por ser usada na Índia e pode substituir os balões de ar anteriormente testados pela Google.
A tecnologia FSOC Free Space Optical Communications não é uma tecnologia de rede que permita a ligação ao utilizador final, mas sim um sistema para ligar a infra-estrutura, como é o caso de torres de comunicações afastadas por uma distância considerável. Os dados da Internet já são transmitidos, em parte, sob a forma de luz através da fibra óptica desde a viragem do século.
A Alphabet (empresa “mãe” da Google) está a trabalhar com uma empresa de telecomunicações indiana, a AP State FiberNet, para criar 2000 ligações com esta tecnologia numa zona da Índia onde vivem 50 milhões de pessoas e onde menos de 20% da população tem acesso à banda larga.
De acordo com o TechCrunch, esta tecnologia começou por ser considerada para o projecto de distribuição de Internet através de balões de ar quente – seria a ligação entre os balões e as torres de comunicação – mas os engenheiros da Alphabet acabaram por concluir que o FSOC é eficiente ao ponto de poder ser usado para cobrir grandes distâncias na terra, sem ser necessário recorrer aos balões.
A tecnologia FSOC não precisa de fibra óptica e usa raios de luz para transmitir dados a uma velocidade máxima de 20Gbps a longas distâncias.
As caixas FSOC podem ser instaladas em telhados ou torres e o sinal atravessa facilmente obstáculos como rios, estradas e ferrovias. No entanto, como lembra a Reuters, a conexão pode sofrer problemas com mau tempo ou com desalinhamento entre as caixas.
fonte: Exame Informática, Tecnoblog