Nova estrutura de silício abre portões aos computadores quânticos
Numa investigação realizada na Universidade de Princeton, cientistas demonstraram a capacidade de controlar com precisão o comportamento de dois bits quânticos, abrindo assim a porta para a criação de dispositivos complexos e multi-qubit.
Esta investigação foi liderada por investigadores da Universidade de Princeton que construiu uma peça chave de hardware de silício capaz de controlar o comportamento quântico entre dois electrões com extrema precisão. O estudo foi publicado no dia 7 de dezembro na revista Science.
A equipa construiu um portão que controla as interacções entre os electrões de uma maneira que lhes permite actuar como os bits quânticos de informação (ou qubits) necessários para a computação quântica. A demonstração deste portão quase sem erros de dois qubits é um passo inicial importante na construção de um dispositivo de computação quântica mais complexo a partir de silício, o mesmo material usado nos computadores convencionais e smartphones.
Sabíamos que precisávamos que esta experiência funcionasse se a tecnologia baseada em silício fosse ter um futuro em termos de expansão e construção de um computador quântico. A criação deste portão de dois qubits de alta-fidelidade abre a porta para experiências em grande escala.~Jason Petta, professor de física da Universidade de Princeton
Os dispositivos baseados em silício provavelmente serão menos caros e fáceis de fabricar do que outras tecnologias para alcançar um computador quântico. Embora outros grupos de investigação e empresas tenham anunciado dispositivos quânticos contendo 50 ou mais qubits, esses sistemas requerem materiais exóticos, como supercondutores ou átomos carregados mantidos no local por lasers.
fonte: Pplware
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 14.12.17
Sem comentários: