Plataforma e-NABLE: próteses por voluntários
Ricardo Pereira assume-se como um maker. Alguém que gosta de criar e produzir os seus próprios produtos. O designer industrial já tem uma longa carreira profissional, mas confessa que o que mais o entusiasma é o trabalho em comunidade.
O maker é um dos três portugueses que estão envolvidos no projecto Enabling The Future, que junta cerca de 4000 voluntários no desenvolvimento e produção de próteses, sobretudo para crianças que nasceram com deficiências nas mãos. Durante o Portugal 3D, Ricardo Pereira explicou o conceito da e-NABLE: «não pretendemos desenvolver próteses sofisticadas capazes de substituir as próteses médicas, mas sim criar soluções para crianças cujas famílias não têm recursos para gastar muitos milhares de euros por ano em próteses».
Qualquer pessoa pode recorrer ao site do projecto, em http://enablingthefuture.org/, tanto para participar na criação das próteses como para pedir uma prótese. O processo de pedido é relativamente simples: envio de fotos e de algumas medidas dos membros da criança.
fonte: Exame Informática
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 8.7.15
Sem comentários: