Carne wagyu impressa em 3D

Há algum tempo, os cientistas começaram a tentar criar versões artificiais de carne, por forma a reunir soluções e alternativas à verdadeira. Recentemente, um grupo de cientistas japoneses revelou a primeira impressão 3D do mundo de carne wagyu.


Um grupo de cientistas da Osaka University fabricou a primeira carne de vaca wagyu do mundo, imprimindo-a em 3D. Para isso, de acordo com um comunicado de imprensa, utilizou células estaminais isoladas do gado japonês. O produto final aparenta ser um bife com músculo, gordura e vasos sanguíneos.


Pelo aspecto muito semelhante ao mármore, promovido pela gordura intramuscular, a carne wagyu é das mais caras e procuradas do mundo. Afinal são essas camadas de gordura que lhe concedem o sabor e textura distinta. Ora, por estas razões, a sua impressão em 3D é altamente complexa.

Ao melhorar esta tecnologia, será possível não só reproduzir estruturas complexas de carne, tais como o belo sashi da carne de wagyu, mas também fazer ajustamentos subtis aos componentes de gordura e músculo.

~Michiya Matsusaki, autora do estudo publicado na Nature Communications.



fonte: Pplware

Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 29.8.21
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.