RPA, Robotic Process Automation, Força Laboral Digital



Os recursos humanos são muitas vezes alocados a tarefas e actividades rotineiras na interacção com sistemas de operação e gestão nas organizações.

A Robotic Process Automation – RPA é uma tecnologia disruptiva e inovadora que permite criar software robot (ou bot) especializados em interpretar e executar as actividades mais rotineiras, normalmente realizadas por mão humana.

A incorporação desta solução permitirá, de forma automática, simples e flexível, tornar as organizações mais eficientes e automáticas, a um custo e tempo reduzidos, baixando a probabilidade de erro em processos-chave do negócio.


Uma vez que 30% das tarefas podem ser automatizadas, existem diversos cenários de aplicação do RPA, desde gerar uma resposta automática a um e-mail até à implementação de milhares de bots, cada um programado para completar uma tarefa específica. Áreas como manutenção e reparação, monitorização e controlo, cadeia de abastecimento e consumo de energia têm sido as principais beneficiárias destas iniciativas ao automatizar decisões e actividades.


A nova solução, em tempo real, é uma tecnologia low-cost que permite uma rápida recuperação do investimento. Numa primeira fase, deverá ser realizado um levantamento dos processos, tarefas e dados das organizações sendo que os processos repetitivos, como as interfaces manuais em que os sistemas não comunicam entre si, são os principais candidatos a automação por meio de bots.


As organizações têm de perceber claramente como planear e adoptar esta tecnologia, desenvolvendo o seu processo de transformação digital por forma a ter processos de negócio mais eficientes e mais baratos.


Um robot é uma unidade de tempo, materializada num software, que permite a realização de actividades 24x7 durante 365 dias, e que replica acções de um ser humano, interagindo com a interface do utilizador de um ou vários Sistemas de Informação.
Exemplos de softwares de robot incluem sistemas especializados (uma página web, e-mail, ferramentas office), assistentes virtuais e outros chatbots. Qualquer tipo de software com IA pode ser considerado software de robot (ou bot), especialmente aqueles que estão munidos de aprendizagem automática (machine learning) e aqueles que automatizam processos que antes eram executados por mão humana. Muitas aplicações usuais, como filtros de spam e softwares antivírus, podem ser consideradas bots.


Aplicabilidade

I. Para que servirá RPA na minha organização? Aumentar a eficiência de processos, reduzir a factura com externalizações, controlar o conhecimento de processos que externalizei ou outro? A que escala é possível fazer o crescimento? A que ritmo de robotização?

II. Que modelo de organização do programa RPA devo escolher? Centralizado ou descentralizado? Quem deve estar envolvido? Que responsabilidades cada área deve ter? Quem decide? Quem supervisiona? Quem gere a mudança? Qual o modelo operativo para implementar e controlar os robots?

III. Por que que áreas e processos devo começar a robotizar? Quais são os processos mais críticos e os mais urgentes ou com maior custo associado? Começo por testar um pequeno processo em formato PoC ou por ir encontrar as grandes eficiências antes de começar a robotizar? Como construo o modelo de ganhos estimados e que mais tarde devo monitorizar/rastrear face ao estimado?

IV. Que software devo utilizar? Um em exclusivo ou devo testar vários para verificar qual melhor se adequa aos meus requisitos? Que utilizadores e perfis devo ter ou criar? Específicos para o robot?

V. Que ambientes devo ter? Que infra-estrutura física de suporte? Descentralizada ou Centralizada? Monitorizada e controlada pela área de Sistemas de Informação?

VI. Internalizo ou externalizo o desenvolvimento dos robots? Pretendo ficar autónomo? Se externalizar, assento em um ou mais fornecedores?

VII. Tenho os perfis adequados na minha organização para implementar este programa de RPA? Se internalizar a robotização que formação preciso para os perfis adequados?

VIII. Que reporting desejo obter sobre o trabalho desta força laboral digital?







fonte: ITInsight, Exame
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 19.8.18
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