A empresa atractiva para as novas gerações


De acordo com Sandra Santos, Human Resources leader na Nielsen Portugal, a geração Y ou millennials tem uma perspectiva radicalmente diferente da sua vida profissional, pelo que as empresas têm cada vez mais a necessidade de adaptar o seu estilo de gestão e branding às necessidades dos novos colaboradores.

Na verdade, é a forma como as empresas gerem os talentos desta geração e os prepara para papéis de liderança que vai determinar o sucesso dos seus negócios.

Sandra Santos defende os seguintes aspectos como fundamentais para tornar a cultura de uma empresa atractiva para esta geração:

Feedback contínuo e reconhecimento
Os sistemas de avaliação anual de desempenho estão ultrapassados, sendo necessário algo mais reiterado e consistente. Programas de intercâmbio de talentos, de mentoring e de formação em geral são aspectos que devem ser capitalizados e dinamizados.
Work-life balance
Este grupo procura a sua realização muito além da carreira, pelo que valorizam a preocupação da empresa pelo seu bem-estar pessoal e para que lhes sejam proporcionadas as condições necessárias para manter o equilíbrio entre a vida profissional e laboral.
Uma cultura de trabalho positiva e inclusiva
Com o princípio de que o conceito de sucesso vai muito além da componente profissional, esta geração valoriza a preocupação da empresa por factores que não estejam directamente ligados ao negócio, mas sim centrados no bem-estar dos colaboradores e da comunidade em geral. Diversidade e inclusão e a responsabilidade social e ambiental são exemplos.
Alinhamento entre a imagem externa e interna
É importante que os valores promovidos pela empresa sejam os mesmos que o colaborador vê reflectidos na sua experiência. A congruência e a transparência de valores e princípios são muito valorizados.
Progressão de carreira
Os millennials estão habituados a contextos em rápida e permanente mudança, pelo que as empresas e os seus líderes devem estar preparados para apresentar desafios, para abrir portas e para disponibilizar alternativas de progressão de carreira e de crescimento profissional.
Transformação digital
É sem dúvida o futuro e as novas gerações têm vindo a ser preparadas para operar desta forma, valorizando a eficiência, simplificação e rapidez de processos. As novas tecnologias são o ponto de partida desde o processo de recrutamento até à forma de trabalhar e fazer negócio.





fonte: HRPortugal
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 18.10.17
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