Causar boa impressão no novo emprego
Sendo o período mais crítico, o primeiro mês pode definir o tempo de permanência numa empresa.
As acções e reacções de um trabalhador novo na organização podem criar uma boa ou péssima imagem e definir o desenrolar de uma carreira a curto prazo.
Todd Dean, co-fundador e CMO da empresa gestora da plataforma Wirkn, avança com sete conselhos para causar uma boa impressão.
Fazer o trabalho de casa
Antes do primeiro dia na nova empresa, é importante realizar um trabalho intenso de pesquisa sobre a organização e a tarefa para a qual foi contratado. Tente descobrir o máximo possível a respeito da empresa, do sector em que actua, a sua cultura e como a função que vai desempenhar se encaixa nos objectivos estratégicos da organização.
Estabelecer contactos
Enquanto estiver a ser apresentado aos colegas, pares e superiores tente estabelecer diálogos com questões neutras que podem ajudar ao contacto com os seus interlocutores. Causar uma boa primeira impressão de maneira informal ajudará a ambientar-se de uma melhor maneira.
Em vez de circular apenas, estabeleça uma conversação e tente criar uma imagem amigável ao demonstrar interesse pelas pessoas e em aprender algo sobre elas
Pedir uma primeira avaliação
Depois de se familiarizar com o novo ambiente e começar a sentir-se confortável, não tenha medo de pedir uma opinião sobre si ao seu superior ou colega. Isso vai ajudar a perceber os seus progressos e se está a conseguir encaixar-se na cultura e expectativas daquela organização. Caso não tenha um retorno positivo, isso vai servir para ajustar a sua abordagem e buscar adaptação.
De acordo com o executivo, geralmente, em três semanas o novo empregado será capaz de ambientar-se numa nova empresa, e consolidar certos hábitos.
É por isso um bom momento para pedir um feedback e assim saber se está sob o rumo certo ou se precisa mudar de rota
Não "queimar" no arranque
Certamente, espera-se que um novo empregado seja participativo, contribua com projectos e discussões e faça recomendações sobre possíveis melhorias em processos, políticas empresariais e elementos que afectam uma operação. Mas convém não ir com muita sede ao pote.
Como novo empregado, talvez seja difícil compreender exactamente as políticas por detrás daquele processo. Antes, pergunte como funcionam os mecanismos para sugerir alguma alternativa.
Invistir recursos para ser requisitado
Reserve um tempo suplementar para chegar ao emprego um pouco mais cedo e ficar um pouco mais tarde durante o primeiro mês na empresa. Mostre dedicação para aprender exactamente o que se espera de uma pessoa na sua posição, as normas e os projectos.
Essa dedicação adicional vai ajudá-lo a perceber como pode tornar-se indispensável para a empresa e a equipa.
Trata-se de uma boa forma de entender como opera uma empresacomenta Dean que ainda acrescenta
esse ensinamento pode ajudar a harmonizar o esforço com o passar do tempo
Networking
Não limite os relacionamentos à equipa e supervisores imediatos. Procure estabelecer contactos com outros departamentos a fim de compreender as colaborações e relações entre as áreas.
Criar novas conexões diariamente no ambiente de trabalho ajudará a construir uma boa rede de contactos e, também, a compreender como encaixar-se na estrutura organizacional de forma geral
Trabalhar pela credibilidade
Por fim, vá mais além das expectativas quando está a desempenhar uma tarefa específica. Assim as pessoas ficam a perceber que podem confiar no seu trabalho.
Mas não seja extremista em assumir mais responsabilidades do que pode realizar nem faça trabalho da responsabilidade de outros membros da equipa. Uma empresa pode formar um empregado para uma tarefa, mas não pode ensinar uma pessoa a ser ética, perseverante ou a ter paixão.
Quando concluir um projecto, em vez de voltar as costas e matar tempo na rede social, mostre proactividade para pegar noutros projectos, ajudar pessoas de outras equipas ou outras maneiras de reforçar a sua utilidade
fonte: ComputerWorld
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 11.9.16
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