Seis estratégias de comunicação em equipa



Os projectos só podem ser bem sucedidos se a equipa for forte. E a equipa só é forte se adoptar estratégias de comunicação eficazes.


Qualquer que seja o meio, e-mail, vídeoconferência, vídeochamada, chamadas telefónica, conversa presencial, ao desenvolver estratégias que mantenham todos os membros informados do que se está a passar no projecto, mais facilmente as equipas atigem os seus objectivos.


Algumas dicas para uma comunicação eficaz num projecto

1.Promover reuniões

Reunir com a equipa dá a oportunidade a todos de estar a par das actividades e dá-lhes a possibilidade de dar sugestões, colocar questões e fazer pontos de situação.

2.Ser inclusivo

Não deixar ninguém de fora, mesmo em caso de dúvida. É preferível a limitar o input a alguns.

3.Ser transparente, claro e conciso

Evitar desperdiçar tempo, sendo transparente, claro e conciso.

4.Ter respeito

Qualquer membro traz mais valia para o projecto. Não importa o título ou a posição.
Todos devem mostrar respeito pelos seus parceiros.

5.Reconhecer que estar certo pode ser errado

Querer mostrar que se está certo pode afectar a atitude ou moral dos outros membros da equipa desmotivando-os e quebrando a comunicação.

6.Utilizar ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração facilitam o processo de colaboração tanto com os membros da equipa como com os stakeholders.
If you’re looking for a free and easy way to communicate and collaborate with team members — in the same office or across the globe — consider giving cloud-based project management tools a try
~Patti Rowlson, PR Consulting Inc.








fonte: CIO.com

Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 6.7.16
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