Tendências dos sistemas ERP para 2018



O ERP tem como objectivo as contas a pagar

O processamento manual dos pagamentos a fornecedores e de outros serviços pode ser de uma grande responsabilidade. Acrescente-se a isto as situações de fraude e percebe-se a crescente necessidade de centralizar as contas a pagar no ERP. O surgimento da IA nas ferramentas de ERP ajuda a alimentar esta tendência.
While many CFOs focus on the inbound cash and cash application process, outbound payments are where cash leaves the business and provides CFOs with the greatest degree of control over corporate cash. The ability to control payments is an even greater concern for CFOs when you consider that 75 percent of all companies experienced attempted payment fraud in 2017.
~Brian Shannon, SVP strategy & operations, Americas for Serrala.


O ERP está a exaurir a base do Excel

Quer se queira quer não, o Excel continua a ser a ferramenta de eleição dos CFOs e dos departamentos financeiros em todo o mundo. A adopção do ERP sempre teve um longo caminho a percorrer, graças a esses "livros auxiliares", mas as empresas estão agora a aperceber-se das potencialidades de transpor para o ERP pelo menos uma parte do volume de trabalho feito em Excel.
Acumatica is an emerging ERP player that I’m watching. While other ERP vendors are going for larger companies — those over $200 million in size — Acumentica is making inroads on smaller companies in the $5 million and larger category. I also see Workday as a credible player in finance and HCM [human capital management]
~Mike Guay, research director,Gartner

Eliminar as folhas de Excel do departamento financeiro está fora de questão, já que nenhuma aplicação de ERP vai substituir tudo aquilo que se pode fazer em Excel. No entanto, o ERP está a assumir cada vez mais o trabalho rotineiro que costumava ser feito em Excel.


A implementação de um ERP continua a ser um trabalho árduo

O sistemas ERP têm a desvantagem de levarem muito tempo a implementar. No fim de contas, está a mudar-se o sistema core de uma organização.

Um erro ou a perda de dados pode prejudicar o serviço ao cliente e a contabilidade, comprometendo a saúde da organização como um todo.
On-premise ERP systems often have extensive customization developed over the years. That level of customization is a barrier to adopting cloud ERP. Beyond that fact, many enterprises are locked into multi-year ERP contracts and some have declined to install new ERP upgrades
~Mickey North Rizza.


O ERP está a ter um upgrade de AI/AR

Os próprios fornecedores de ERP também estão a injectar recursos de IA nas ofertas de ERP. Algumas indústrias estão a adoptar a IA no ERP. O Boston Consulting Group deu conta do modelo de aprendizagem automática aplicado a uma refinaria de petróleo que usa 1.000 pontos de dados para prever com mais acuidade as falhas de equipamento. Cabe depois à gestão agir de acordo com as previsões produzidas pelo sistema.

A Compliance é cada vez mais crítica para um ERP

Os esforços de conformidade com o RGPD podem ter já sido aplicados nos sistemas de vendas e marketing. Mas os sistemas ERP processam, armazenam e manipulam informações de clientes que podem estar no âmbito do RGPD. Em alternativa, o ERP pode estar aquém dos regulamentos de conformidade em sectores altamente regulamentados, como banca e saúde.

Como gerir as necessidades de conformidade identificadas? Através de um Encarregado de Protecção de Dados (DPO - Data Protection Officer) ou outro staff?


Está em estudo a aplicação da tecnologia Blockchain ao ERP
I’m seeing increasing interest in bringing blockchain to ERP. While this is at the hype stage, there are a few interesting use cases
Supply chain management is particularly promising as an application. I’m starting to see a few use cases of using blockchain in ERP systems where traceability is important.
~Mike Guay


fonte: CIO



Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 11.7.18
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.