A comunicação enquanto competência



Comunicar é mais do que usar as palavras. Uma comunicação efectiva e eficaz combina um conjunto de capacidades, tanto verbais como não verbais, que devemos dominar enquanto profissionais.

A comunicação é a base de quaisquer das áreas chave em que assenta a análise. Veja-se como estão relacionadas.

Facilitação
Enquanto facilitador, ser um ouvinte activo, atento à linguagem corporal, ao tom de voz e outros indicadores não verbais; procurar pontos de concordância e depois apresentar um ponto de vista diferente, de forma cuidadosa, criando assim uma conversa ao invés de uma discussão; ter empatia, saber o ponto que se está e compreender o ponto onde se quer chegar; fazer reuniões com pequenos grupos facilitando a aproximação entre os intervenientes.

Documentação
Desde o texto escrito ao refinamento de requisitos através de diagramas, a documentação conta uma história que leva os stakeholders do problema à solução. Isto é comunicação.

Exige que se saiba equacionar correctamente os problemas para se capturar informação factual, autêntica e relevante para os stakeholders. Isto é facilitação.

Integração
Juntar o material que se recolheu e contruir os entregáveis, desde requisitos ou user stories a roadmaps. Existem várias possibilidades de integração mediante as perspectivas pelas quais vai ser analisada.

Apresentação
Prende-se com a capacidade de fazer boas apresentações que cativem a audiência, i.e, os stakeholders, tendo presente que se é um facilitador.




fonte: BA Times
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 11.12.16
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