Metodologias da gestão de projecto

Metodologias chave da gestão de projecto

Agile
A metodologia Agile foi desenvolvida para os projectos que requerem bastante flexiblidade e celeridade. É composta por sprints - ciclos de entrega curtos. A metodologia Agile pode ser a mais adequada para projectos que exigem menos controlo e comunicação em tempo real no contexto de uma equipa auto-motivada. Esta metodologia é altamente iterativa, permitindo rápidos ajustamentos ao longo de um projecto.
Waterfall
Esta metodologia é sequencial por natureza; é utilizada em várias industrias, principalmente no desenvolvimento de software. Compreende fases estáticas (análise de requisitos, design, testes, implementação e manutenção) e é executada por uma ordem específica. A metodologia Waterfall ou em cascata permite maior controlo em cada uma das fases do ciclo de desenvolvimento, mas pode tornar-se muito inflexível caso haja alterações de âmbito.
Critical Path Method (CPM)
Trata-se de uma metodologia passo-a-passo usada em projectos com actividades interdependentes. Tem uma lista de actividades e usa uma estrutura WBS (work-break-down), um cronograma a completar e dependências, milestones ou pontos críticos e entregáveis. O Caminho Crítico destaca as tarefas críticas e não-críticas ao calcular o caminho mais longo (no caminho crítico) e o caminho mais curto para completar as tarefas e assim determinar quais as que são críticas e as que não são.
Critical Chain Project Management (CCPM)
Esta metodologia difere da metodologia CPMCritical Path Method na medida em que esta se foca no uso dos recursos e não nas actividades do projecto. Para identificar pontenciais questões no que diz respeito aos recursos são preparadas almofadas (buffers) para garantir que os projectos são realizados dentro dos prazos e que a segurança não é comprometida.
Six Sigma
A metologia Six Sigma foi originalmente desenvolvida pela Motorola para eliminar desperdício e melhoria de processos e lucros. O modelo é orientado por dados e tem três componentes chave:
  1. DMAIC (define, measure, analyze, improve, control)
  2. DMADV (define, measure, analyze, design, verify)
  3. DFSS (Design for Six Sigma e pode incluir tanto as opções anteriores como IDOV – identify, design, optimize,verify).
Por vezes é discutida como metodologia na comunidade PMProject Management.
Scrum
É uma parte da framework agile e iterativo por natureza. Sessões Scrum ou sprints de 30 dias são usados para determinar tarefas prioritizadas. O Scrum Master é usado como facilitador no lugar do gestor de projecto. Equipas pequenas podem ser reunidas para tarefas específicas que depois se reunem com o Scrum Master para avaliar o progresso ou os resultados e reprioritizar as tarefas do catálogo de funcionalidades (backlog).

Existem outras metodologias tais como Event Chain Methodology (ECM), Crystal, FDD (Feature Driven Development), DSDM (Dynamic Systems Development), Adaptive Software Development e RUP (Rational Unified Process), Lean Development (LD), PRINCE2 entre outras.



Qual a melhor metodologia?


Não há a "melhor" metodologia para todas as àreas de negócio ou industrias. Há, no entanto, várias formas de determinar a metodologia a usar e como aplicá-la de forma eficaz.
Na avaliação das metodologias há alguns factores a considerar com ponderação:
  • Os objectivos estratégicos da organização e os seus valores core
  • Os impulsionadores chave do negócio
  • Constragimentos
  • Partes intervenientes (Stakeholders)
  • Riscos
  • Complexidade
  • Tamanho e custo do projecto


O Project Management Institute (PMI) desenvolveu o Organizational Project Management Maturity Model (OPM3) – um padrão reconhecido globalmente – para permitir às organizações identificar, medir e melhorar as capacidades de gestão de projecto, estandardizar processos, ajudar a solidificar os bons resultados do projecto e a determinar as melhores práticas e a fortalecer a ligação entre o planeamento estratégico e a execução. O modelo OPM3 concentra-se na eficiência estratégica global da organização e inclui gestão de projecto, de programa e de portfólio. Este standard foi actualizado em 2008 e em 2013 e é reconhecido pelo American National Standards Institute (ANSI).

No guia Implementing Organizational Project Management Practice Guide, o PMIProject Management Institute discute alguns processos de alto nível para adaptação das metodologias da gestão de projecto.
As organizações devem avaliar cuidadosamente que metodologias se adequam aos vários projectos com base em factores no PMI Methodology Tailoring Process por forma a maximizar os benefícios estratégicos.




Há que descobrir em que medida projectos específicos estão em linha com os objectivos globais da organização e, uma vez encontrados os factores que pesam no sucesso ou no fracasso desses objectivos, adoptar as metodologias que vão permitir à organização atingir o resultado de negócio de uma forma eficaz e eficiente.



vide Competências Agile mais importantes do que certificações




fonte: CIO.com
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 23.8.15
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