O design iterativo



O design iterativo é uma metodologia que coloca a experiência digital como um projecto vivo que deve ser ajustado e aperfeiçoado regularmente, em vez de construí-lo de uma só vez e ficar feito sem mais.

É um método poderoso - e cada vez mais comum - para o desenvolvimento de websites e aplicações, e está no centro das ideias actuais para o marketing digital eficaz.

Pode pensar-se o processo de design iterativo como um ciclo contínuo de prototipagem, teste e ajustes e refinamentos.

Portanto, em vez de criar um site corporativo inteiro do início ao fim sem nenhum teste ou feedback do utilizador - como seria feito se se estivesse a usar o método tradicional em cascata - o design iterativo é um processo contínuo e incremental.

Uma parte da experiência digital é projectada, criada e testada e, depois, aplicada em projectos futuros.


Vantagens

  • Feedback robusto do utilizador
  • Os problemas são detectados mais cedo
  • Melhora consideravelmente a usabilidade
  • É eficaz e económico


O ciclo de prototipagem, teste e refinamento que está no centro do design iterativo oferece vários benefícios:

  • Os testes fornecem os comentários de utilizador que podem ser usados como input para melhorar o site ou aplicação e perceber o que está a funcionar
  • Ajuda a detectar problemas antes deles ficarem fora de controlo
  • Melhora a usabilidade entre as principais métricas
  • É mais eficaz que a abordagem tradicional em cascata




Relacionado: Iterative design – a recipe for successRumo a uma arquitectura Agile



fonte: enginess.io

Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 6.6.18
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.