O design iterativo
O design iterativo é uma metodologia que coloca a experiência digital como um projecto vivo que deve ser ajustado e aperfeiçoado regularmente, em vez de construí-lo de uma só vez e ficar feito sem mais.
É um método poderoso - e cada vez mais comum - para o desenvolvimento de websites e aplicações, e está no centro das ideias actuais para o marketing digital eficaz.
Pode pensar-se o processo de design iterativo como um ciclo contínuo de prototipagem, teste e ajustes e refinamentos.
Portanto, em vez de criar um site corporativo inteiro do início ao fim sem nenhum teste ou feedback do utilizador - como seria feito se se estivesse a usar o método tradicional em cascata - o design iterativo é um processo contínuo e incremental.
Uma parte da experiência digital é projectada, criada e testada e, depois, aplicada em projectos futuros.
Vantagens
- Feedback robusto do utilizador
- Os problemas são detectados mais cedo
- Melhora consideravelmente a usabilidade
- É eficaz e económico
O ciclo de prototipagem, teste e refinamento que está no centro do design iterativo oferece vários benefícios:
- Os testes fornecem os comentários de utilizador que podem ser usados como input para melhorar o site ou aplicação e perceber o que está a funcionar
- Ajuda a detectar problemas antes deles ficarem fora de controlo
- Melhora a usabilidade entre as principais métricas
- É mais eficaz que a abordagem tradicional em cascata
Relacionado: Iterative design – a recipe for success, Rumo a uma arquitectura Agile
fonte: enginess.io
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 6.6.18
Sem comentários: