Primeiras córneas humanas impressas em 3D


Fazendo uso das modernas tecnologias, cientistas da Universidade de Newcastle "fabricaram" as primeiras córneas humanas impressas em 3D. Isso significa que a técnica pode ser usada no futuro para garantir um fornecimento ilimitado de córneas.

Uma investigação de prova de conceito, publicada na Experimental Eye Research, relata como as células estaminais (células estromais da córnea humana) de uma córnea doadora saudável foram misturadas com alginato e colagénio para criar uma solução que pudesse ser impressa, uma "biotinta".

Recorrendo a uma simples bio-impressora 3D de baixo custo, a biotinta foi extrudada com sucesso em círculos concêntricos para conseguir a forma de uma córnea humana. Demorou menos de 10 minutos para imprimir.

Muitas equipas, em todo o mundo, têm perseguido a biotinta ideal para tornar este processo viável. O nosso gel exclusivo – uma combinação de alginato e colagénio – mantém as células estaminais vivas enquanto produz um material que é rígido o suficiente para manter a sua forma, mas macio o suficiente para ser impresso pelo injector de uma impressora 3D.
~professor Che Connon, Universidade de Newcastle

Os cientistas também demonstraram que é possível imprimir uma córnea que corresponda a especificações exclusivas de um paciente. As dimensões do tecido impresso foram originalmente retiradas de uma córnea real. Ao examinar os olhos de um paciente, os cientistas podem usar esses dados para imprimir rapidamente uma córnea que tenha o tamanho e a forma desejada.


As córneas impressas em 3D ainda precisam de passar por diversos outros testes antes de poderem realmente ser usadas em transplantes, o que deve levar alguns anos.







fonte: Pplware


Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 4.6.18
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.