Node.js vs AngularJS
Apesar de usarem a mesma linguagem de programação, JavaScript, AngularJS e Node.js oferecem funcionalidades distintas.
Node.js
O Node.js foi desenvolvido em C, C++ e JavaScript. É multiplataforma e pode ser usado para a criação de outras frameworks web. Está direccionado para a criação de aplicações do lado do servidor, de tempo real, do lado do cliente e de rede. É compatível com os vários sistemas operativos como Windows, Linux ou Mac.
AngularJS
O AngularJS é uma framework web criada pela Google para aplicações SPA Single Page Application. Foi desenvolvido em JavaScript. Cada funcionalidade nuclear do AngularJS é constituida por etiquetas de HTML, atributos e directivas. É uma das melhores frameworks para aplicações do lado do cliente a correr num navegador web.
Node.js é uma plataforma de execução para aplicações do lado do servidor, enquanto o AngularJS é uma framework destinada a construir rapidamente aplicações do lado do cliente.
Utilização
O Node.js é muito dinâmico no controlo de aplicações de tempo real. Aplicações que permitem mensagens instantâneas e conversas em linha são facilmente criadas com Node.js. Com os módulos do Node.js pode ser construido um servidor web, prescindindo-se, portanto, de produtos de terceiros como o Apache. As frameworks criadas a partir de Node.js, como é o caso do Express.js ou do Sails.js, são muito ricas. Ser uma plataforma assente numa arquitectura orientada a eventos faz dela ideal para aplicações de rede.
O AngularJS é das melhores opções para o desenvolvimento de componentes MVC Model View Controller do lado do cliente. O que faz desta framework a favorita para o desenvolvimento de aplicações do lado do cliente é o two-way data binding. Este padrão facilita a ligação model-view. Com esta framework, programar torna-se, assim, mais simples.
Conclusão
Com a introdução da API JSON, linguagens para a construção de templates e o padrão MVC, o Node.js é uma grande plataforma quando comparado com o AngularJS. No entanto, o AngularJS afirma-se no desenvolvimento de SPAs e é mais rápido que o Node.js.
fonte: Agriya
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 3.11.15
Sem comentários: