Gestão da mudança
Video YouTube, Implement Change Powerfully and Successfully With Kotter's Eight-Step Change Model
A gestão da mudança implica um método estratégico de mudança nas organizações, grupos, pessoas e projectos de forma positiva. Em empresas e outras organizações, a gestão da mudança pode referir-se a mudanças nos processos globais, tarefas esperadas dos indivíduos e das equipas ou mudanças oficiais a projectos específicos. Este termo implica uma abordagem muito estruturada para a transição de uma organização, equipa, individuo ou projecto de um estado para outro.
Para as organizações, que vão desde pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos a grandes empresas multinacionais, as metodologias de gestão da mudança são desenhadas para levar a cabo as alterações desejadas de uma forma o mais suave, rápida, bem sucedida e duradoura possível. As organizações devem considerar os diferentes objectivos e estratégias para cada nível, conceber um sistema para medir a mudança, desenvolver um cronograma com etapas cuidadosamente ordenadas e gerir a execução desses passos para serem bem sucedidas. No entanto, nenhum desses esforços será bem sucedido se a organização não for capaz de responsabilizar os seus funcionários e de lhes permitir promover as mudanças por conta própria.
As mudanças tecnológicas e a gestão da mudança
A maior parte das organizações passam por transformações ligadas às tecnologias, que levam a modificações não apenas de equipamentos, mas também de processos de trabalho e gestão de pessoas.
As novas tecnologias necessitam de novos conhecimentos tanto para a execução de operações como para a gestão das pessoas. Mudanças nos processos de trabalho requerem uma conexão estratégica entre pessoas e tecnologias.
A componente de gestão da mudança e comunicação acompanha de forma transversal as várias fases do projecto e pretende endereçar uma das principais dificuldades que surge num processo de transformação: a evolução da cultura organizacional.
A evolução da cultura organizacional, que deve imperativamente acompanhar a transformação dos processos, pode concretizar-se através do desenvolvimento de um conjunto de iniciativas/acções.
Estas acções têm como objectivo promover os níveis de satisfação e adesão dos colaboradores aos novos processos, métodos e procedimentos.
E como em qualquer processo deste tipo a sua avaliação é um indicador essencial do progresso realizado. Este elemento deve também acompanhar o processo de forma transversal em todas as suas fases de desenvolvimento.
Apresenta-se aqui a framework do guru de liderança e gestão da mudança, John Kotter, professor na Harvard Business School e perito em mudança reconhecido internacionalmente.
Kotter apresentou a sua visão da gestão da mudança em oito passos no livro "Leading Change".
Este modelo compreende as seguintes fases
FASE I: Criar o clima para a mudançaFASE II: Envolver toda a organização
FASE III: Implementar e manter a mudança
Está disponível aqui um artigo sobre a gestão da mudança aplicada num projecto de aquisição de software.
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 26.10.15
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