Mercado Único Digital em 2017

O Mercado Único digital segundo Mário Campolargo, director das Redes do Futuro na Comissão Europeia.

O que é?

As vantagens do mercado único vão reforçar-se com a economia digital… e as vantagens da própria economia digital também podem ajudar a criar o mercado único digital. Não é apenas criar um mercado concorrencial, onde consumidores e empresas possam ter mais benefícios. É também uma das iniciativas politicamente mais visíveis da Comissão Europeia e que tem de ser encarada em paralelo com os esforços na área da Investigação e Inovação, onde se encontra o Programa Horizonte 2020, e também tem de ser encarada em paralelo com os esforços de reindustrialização da União Europeia.


Como vai ser implementado?

Em três pilares:

  1. Facilitar o comércio electrónico transfronteiriço
  2. Desenvolvimento de infra-estruturas e serviço digitais
  3. Optimizar determinados aspectos que ajudam a que a economia digital da UE seja mais desenvolvida


A cloud está na intersecção disto tudo.


Liberdade de fluxos de dados

Algumas falhas registadas em fornecedores acabaram por gerar uma falta de confiança… temos de criar mecanismos que geram confiança nas tecnologias usadas pela cloud e com a Administração Pública.
Nestes três pilares, concentram-se dezasseis acções para a criação do mercado único digital.


Qual o horizonte temporal previsto para essas medidas?

Impusemos um horizonte temporal de dois anos… o que significa que vamos ter dois anos completamente loucos em termos de agenda. Está tudo a ser posto em marcha para alcançar esses objectivos. Mas é importante que os cidadãos e os vários estados membros façam saber quais são os pontos de vista deles sobre cada uma destas medidas. Pode ser algo tão simples quanto as acções que estão por detrás dos direitos de autor, do bloqueio geográfico, o preço e a rapidez da entrega de encomendas ou o desenvolvimento da largura de banda… estão a decorrer consultas públicas e vão continuar a decorrer. Há outro aspecto que não falei, mas que é muito importante: as plataformas online, que são fontes de inovação e cadeias de valor, mas que também podem ser fontes de preocupação se distorcerem o mercado.


Alteração de leis

Muitos quadros regulamentares vão ser alvo de modificações. Neste momento, estamos a identificar quais os instrumentos que são mais adequados em cada uma destas medidas, sendo que nalguns casos, como a regulação da privacidade, já começou a dar um contributo muito importante para estas questões.







fonte: Exame Informática
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 23.11.15
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