Microsoft Surface de bolso
O projecto com o nome de código Andromeda estará a ser desenvolvido já há dois anos. Trata-se de um aparelho compacto q.b. para ser transportado no bolso, mas com o formato concha e dois ecrãs. A Microsoft estará a desenvolver o Andromeda para conquistar utilizadores que procuram uma ferramenta móvel de produtividade mais avançada que um smarpthone, mas mais compacta e fácil de usar que um computador portátil convencional. Deverá ser um género de Surface de bolso.
A Microsoft nunca conseguiu obter, nos aparelhos mais pequenos, o sucesso que conseguiu nos PCs. E, talvez por isto, a maioria dos rumores indicam que a Microsoft simplesmente vai desistir de fazer um sistema operativo móvel específico para os ecrãs pequenos, o que significa que o Andromeda deverá correr o Windows 10 "completo", mesmo que tenha algumas adaptações para funcionar melhor dois ecrãs.
Uma arquitectura de um único ecrã desdobrável em vez de dois ecrãs permitiria que, quando aberto, o aparelho tivesse um ecrã semelhante ao ecrã de um tablet.
No entanto, as informações disponíveis indicam que a tecnologia de ecrã dobrável ainda não está suficientemente maturada para entrar em produção em série. O que significa que o "Surface de bolso" deverá usar dois ecrãs tácteis idênticos, mas com uma moldura finíssima que permita criar a sensação de continuidade entre os dois ecrãs.
A Intel tem estado a trabalhar numa nova linha de processadores x86 para dispositivos de bolso, mas os rumores mais fortes indicam que o primeiro processador do projecto Andromeda será um Snapdragon 1000. Já desde o ano passado que o Windows 10 consegue correr em processadores com arquitectura ARM e a próxima versão topo de gama, o Snapdragon 1000, deverá ter o desempenho necessário para o Windows 10 e aplicações de produtividade correrem fluidamente no futuro dispositivo de bolso da Microsoft.
Espera-se que o Andromeda seja apresentado ainda este ano de 2018.
Relacionado: Novidades do sistema Andromeda da Microsoft, Poderá o Andromeda O.S. fazer do Windows 10 um sistema modular?
fonte: Exame Informática
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 7.7.18
Sem comentários: