Definição de objectivos SMART



SMART é um método interessante e poderoso para criar objectivos no seu trabalho ou na sua vida em geral.

De acordo com essa metodologia, um objectivo deve ser:

  • S – eSpecífico (Specific
O objectivo deve ser específico e não generalizado. Ou seja, deve ser algo que pode ser claramente atingido. Um bom exemplo é "inscrever.me num ginásio e exercitar 3 vezes por semana"
  • M – Mensurável (Measurable)
Deve ser possível avaliar que ele foi atingido. O exemplo típico é óptimo: "perder 5 quilos".
  • A – Atingível (Attainable
O objectivo tem que ser alcançável. Tem que se propor a realizá-lo e tem que compreender suas dificuldades.
  • R – Realista (Realistic
O objectivo tem que ser realista. Não adianta querer perder 50 quilos em uma semana.
  • T – limitado no Tempo (Time Bound
Tem de dar um prazo para o objectivo acontecer. Por exemplo "Perder 5 quilos em 3 meses".



Aqui encontra-se um modelo de aplicação do método SMART para definição de objectivos.

Exemplo de aplicação: Gestão da mudança








fonte: PLURIVALOR - Soluções de Gestão
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 5.1.16
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.