Definição de objectivos SMART
SMART é um método interessante e poderoso para criar objectivos no seu trabalho ou na sua vida em geral.
De acordo com essa metodologia, um objectivo deve ser:
- S – eSpecífico (Specific)
O objectivo deve ser específico e não generalizado. Ou seja, deve ser algo que pode ser claramente atingido. Um bom exemplo é "inscrever.me num ginásio e exercitar 3 vezes por semana"
- M – Mensurável (Measurable)
Deve ser possível avaliar que ele foi atingido. O exemplo típico é óptimo: "perder 5 quilos".
- A – Atingível (Attainable)
O objectivo tem que ser alcançável. Tem que se propor a realizá-lo e tem que compreender suas dificuldades.
- R – Realista (Realistic)
O objectivo tem que ser realista. Não adianta querer perder 50 quilos em uma semana.
- T – limitado no Tempo (Time Bound)
Tem de dar um prazo para o objectivo acontecer. Por exemplo "Perder 5 quilos em 3 meses".
Aqui encontra-se um modelo de aplicação do método SMART para definição de objectivos.
Exemplo de aplicação: Gestão da mudança
fonte: PLURIVALOR - Soluções de Gestão
Licença CC BY-SA 4.0
Silvia Pinhão Lopes, 5.1.16
Sem comentários: