Desafios do Scrum nas organizações


Os desafios para as organizações na introdução do Scrum, a nível de mentalidade, são mais evidentes na delegação do poder de decisão para a equipa responsável pelo desenvolvimento do produto. A abordagem clássica de comando e controlo pressupõe que os gestores, especialmente os gestores de topo, têm mais know-how e, por isso, sabem mais, pelo que a tomada de decisões é unilateral. Infelizmente, isto é no mínimo ineficiente, mas é uma mentalidade enraizada em inúmeras organizações.

Com a utilização do Scrum, as pessoas responsáveis pela criação e desenvolvimento de um produto trabalham juntas durante todo o processo. Normalmente, as empresas que não utilizam Scrum estão organizadas de forma a que as pessoas que fazem o mesmo tipo de trabalho estejam na mesma equipa. Assim, a utilização do Scrum implicaria uma reestruturação da organização dessas empresas.

Sabem qual é a primeira coisa que vemos, após a implementação do Scrum? Vemos pessoas a divertirem-se mais no trabalho. Têm mais autonomia e os propósitos, objectivos, mais claros. Há também mais transparência e colaboração e menos medo. Utilizar o Scrum pressupõe que as equipas vão estar a trabalhar de forma acertada e, por isso, as pessoas envolvidas querem utilizar este sistema. Quando fazemos as coisas certas a motivação é muito maior do que trabalhar meses num projecto e, por não termos detectado alguma falha numa das fases do projecto, quando chegamos ao final temos de recomeçar todo o processo, sob a hipótese de voltar a falhar.




vide Scrum em 9 minutos




fonte: SAPO TeK
Licença CC BY-SA 4.0 Silvia Pinhão Lopes, 14.11.16
Print Friendly and PDF

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.